É com muito prazer que anunciamos a disponibilidade de QGIS 1.2.0 'Daphnis', a nova versão de desenvolvimento de Quantum GIS.

A série chamada "desenvolvimento" é disponibilizada para oferecer a possibilidade de testar as novas funcionalidades ao mesmo tempo que estas são incluídas no código fonte do programa. A série de desenvolvimento não irá oferecer suporte de longo prazo e é destinada às pessoas que não se importam com as alterações que possam vir a surgir entre duas versões sucessivas.

O termo "instável" (unstable) foi abandonado em prol do termo "desenvolvimento" (development) para designar as versões sem suporte de longo prazo, já que o primeiro cria nos utilizadores a impressão incorrecta de que estas versões são mais propensas ao mau funcionamento.

Na verdade as versões de desenvolvimento contêm muitas correcções do código que favorecem a estabilidade.

Os ficheiros de instalação e o código fonte encontram-se no seguinte link

http://qgis.org/en/download/current-software.html

Um "changelog" visual desta nova versão encontra-se no seguinte link:

http://blog.qgis.org/node/137

Ao mesmo tempo a comunidade de QGIS está a trabalhar para disponibilizar uma nova versão do manual do utilizador (1.2). O novo manual estará disponível num futuro próximo - enviaremos detalhes assim que possível.

QGIS é um projecto inteiramente voluntário e o fruto de um dedicado grupo de desenvolvedores, pessoas que escrevem/traduzem a documentação e utilizadores. Alargamos a nossa gratidão às pessoas que de alguma forma contribuíram para que esta versão pudesse ver a luz do dia.

Se está interessado em fazer uma doação ou em ser sponsor do projecto então visite

http://www.qgis.org/en/sponsorship.html

QGIS é software livre (Free Software) é não há nenhuma obrigação de o fazer.

Happy QGIS'ing!